
O Governo Federal está promovendo uma importante iniciativa de saúde na Bahia, com a chegada de carretas que oferecem serviços gratuitos de oftalmologia e saúde da mulher. Este projeto faz parte do programa “Agora Tem Especialistas” e atenderá moradores de 12 cidades ao redor de Teixeira de Freitas, além de Juazeiro e Abaré.
As carretas de oftalmologia proporcionarão uma gama de serviços, que incluem desde avaliações oftalmológicas até cirurgias de catarata, com a possibilidade de implantação e reposicionamento de lentes intraoculares. A unidade está instalada em frente à Policlínica Regional de Teixeira de Freitas e representa a terceira fase de deslocamento das unidades móveis do programa.
Com uma estrutura equipada com consultórios e salas cirúrgicas, a carreta também realizará exames como mapeamento de retina e ultrassom ocular, com uma capacidade de atender até 150 pacientes por dia, a partir de zero anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa visa reduzir a demanda reprimida por atendimentos de saúde ocular, aumentar o acesso a serviços especializados e diminuir o tempo de espera para cirurgias de catarata, que é a principal causa de perda visual reversível no Brasil.
Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio realizado pela central municipal de regulação. Os moradores das seguintes cidades poderão se beneficiar:
A previsão é que a unidade permaneça em Teixeira de Freitas até 30 de janeiro de 2026.
Além da carreta oftalmológica, duas unidades móveis de saúde da mulher estão operando em Abaré e Juazeiro, oferecendo consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias, colposcopia e biópsias para diagnóstico precoce de cânceres de mama e colo do útero.
Confira os endereços das carretas:
📍Local: Policlínica Regional de Teixeira de Freitas – Avenida Getúlio Vargas nº 1.733, São José
📍Local: Policlínica Regional de Saúde de Juazeiro – Av. Raul Alves, 67 – Jardim Vitória
📍Local: Avenida Ministro Oliveira Brito – Centro (Em frente a Academia da Saúde)
Essa ação do Governo Federal é um passo significativo para melhorar o acesso à saúde na região, promovendo bem-estar e prevenção entre a população.