Cidade no Nordeste se destaca como o primeiro município do Brasil a emitir Carteira de Identidade para toda a população
15 de setembro de 2025 / 19:10
Foto: Divulgação

O município de Novo Santo Antônio, localizado no Piauí, alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro no Brasil a registrar 100% de sua população com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A conquista foi divulgada nesta segunda-feira (15) pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Em reconhecimento a esse feito, a cidade receberá o selo “Município 100% Digital” durante a cerimônia do Dia D da Cidadania Digital, que ocorrerá nesta terça-feira (16), às 11h30, no Espaço da Cidadania Digital, situado na Rua Clodoaldo Freitas, 729, Centro/Norte, em Teresina.

Durante o evento, será formalizado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo do Estado e 12 municípios piauienses. Esses municípios se comprometerão a documentar toda a sua população com a CIN até janeiro de 2026.

Além disso, um Decreto Estadual será assinado, estabelecendo a obrigatoriedade da emissão da nova CIN para servidores em comissão, contratos temporários, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas.

Marcelo Mascarenha, superintendente de Cidadania Digital, ressaltou que esse momento representa a afirmação do Piauí como um modelo nacional em inovação e inclusão social. “Mais do que entregar documentos, estamos garantindo direitos e fortalecendo a cidadania”, afirmou.

O governo também enfatiza que o Dia D da Cidadania Digital tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da documentação civil para o pleno exercício da cidadania, além de incentivar outros municípios a seguir essa mesma trajetória.