A nova plataforma de streaming gratuita, Siará+, foi lançada pelo Governo do Ceará e tem como objetivo reunir uma variedade de títulos do cinema produzido por cearenses. A iniciativa, que é gerida pelo Cineteatro São Luiz, disponibiliza um catálogo diversificado que inclui filmes, documentários e animações.
O lançamento da plataforma ocorreu em uma cerimônia que homenageou os 50 anos de carreira do renomado cineasta cearense Rosemberg Cariry. Entre os títulos disponíveis no catálogo de estreia estão obras do próprio Cariry, como o filme “Corisco & Dadá” (1996) e os documentários “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” (1986) e “Patativa do Assaré – Ave e Poesia” (2009).
Além de Cariry, outros cineastas cearenses com obras na plataforma incluem:
Os usuários da Siará+ podem explorar coleções temáticas, como:
Este streaming gratuito é parte de um conjunto de políticas públicas que visam fortalecer o audiovisual no Ceará. O acervo é composto por obras catalogadas e licenciadas pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, e o Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual do Cineteatro São Luiz é responsável pela moderação e gerenciamento do conteúdo.
Para acessar a plataforma Siará+, os usuários podem utilizar navegadores de computadores, celulares e smart TVs. O catálogo pode ser visualizado sem a necessidade de cadastro, mas para uma experiência completa, é recomendado realizar o login. O cadastro pode ser feito através de uma conta Google ou preenchendo um formulário com dados pessoais, como nome, data de nascimento e telefone, além de criar uma senha.
Uma vez dentro da plataforma, os usuários podem navegar por filmes, documentários, séries e animações, adicionando títulos à sua coleção pessoal. A plataforma também permitirá a criação de coleções privadas e públicas, com imagens personalizadas para cada playlist.
Para o futuro, a Secretaria da Cultura planeja adquirir e licenciar novos títulos nos próximos meses. Além disso, até o dia 24 de agosto, estão abertas inscrições para uma chamada pública que selecionará 30 curta-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025, que farão parte do Acervo Permanente do Cineteatro São Luiz e serão exibidos na Siará+.
A plataforma também pretende impulsionar o Projeto São Luiz Itinerante, que visa promover o audiovisual cearense e brasileiro em escolas, universidades, cineclubes e outras instituições tanto na capital quanto no interior.