Durante a realização da COP30 em Belém, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, três companhias aéreas, Latam, Azul e Gol, anunciaram novos voos diretos entre Fortaleza e a capital paraense. A informação foi divulgada pela Secretaria do Turismo do Ceará, que busca facilitar o acesso à principal conferência climática da ONU.
Serão disponibilizados seis novos voos diários de ida e volta entre as duas cidades, com os seguintes horários:
Esses novos horários terão operação exclusiva durante a COP30, refletindo o aumento da demanda por conexões entre o Nordeste e o Norte do Brasil durante o evento.
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou que a ampliação da conectividade nesse período fortalece o papel estratégico do estado no mapa aéreo nacional e impulsiona o turismo de negócios e eventos na região.
Além disso, a alta nos preços das acomodações para a COP30 gerou preocupações, levando a uma reunião de emergência na ONU, onde se discutiu o impacto que os custos elevados podem ter sobre a participação de países em desenvolvimento no evento. O presidente da COP30 também expressou que o custo de hospedagem pode afetar a legitimidade da conferência.
A expectativa é que líderes mundiais, ambientalistas, pesquisadores e representantes de governos compareçam ao evento para debater a crise climática global. O Ceará também será sede de uma conferência preparatória para a COP30, programada para o dia 27 de agosto em Fortaleza.