
Municípios do Piauí enfrentam dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): um para chuvas intensas e outro para baixa umidade do ar. As previsões indicam que Teresina e algumas cidades próximas à fronteira com o Maranhão poderão registrar precipitações de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h neste domingo (28).
Além disso, uma parte significativa do estado está sob alerta de baixa umidade relativa do ar, com índices que podem atingir 20%.
De acordo com Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, o cenário para as próximas 48 horas será de poucas nuvens e baixa probabilidade de chuvas. “Estamos diante de um cenário estável. A atmosfera não apresenta movimentações que justifiquem a formação de nuvens de temporal. Há uma tendência clara de concentração de chuvas no sul e na faixa sudoeste do estado. Contudo, não podemos descartar eventos isolados, como chuvas pontuais em Parnaíba, Esperantina ou Piripiri, que são municípios com grande concentração de áreas verdes, reservatórios e rios, impactando o microclima local”, explicou o diretor.
Recentemente, a cidade de Esperantina, localizada a 185 km de Teresina, registrou um acumulado de 94 milímetros de chuva nesta segunda-feira (23). Além de Esperantina, outras cinco cidades do Piauí também tiveram precipitações superiores a 70 milímetros.
Em relação ao Ano Novo, Werton Costa apontou que a baixa probabilidade de chuvas deve persistir até o dia 3 de janeiro. “Nesse período, as temperaturas devem ser mais elevadas, mas eventos isolados na faixa norte do estado não estão descartados”, concluiu.