
Os bonecos gigantes de Kleber Mendonça Filho, diretor do aclamado filme “O Agente Secreto”, e de Wagner Moura, que interpreta o protagonista, foram as grandes atrações do desfile inaugural do Bloco do Cinema São Luiz, realizado no último domingo (8) durante o carnaval pernambucano. Esta agremiação se destaca por ser a primeira do Brasil vinculada a um cinema de rua.
Além dos bonecos de Kleber e Wagner, o desfile também contou com a presença do boneco gigante de Fernanda Torres, que se tornou um ícone da folia pernambucana em 2025, após conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”. A dona de casa Lenilta Garcia, de 72 anos, elogiou a fidelidade dos bonecos, afirmando: “Eu vi os filmes, ficou idêntico! Está tudo lindo, as expressões do rosto, tudo. Ficou muito parecido mesmo todos três”.
A concentração para o desfile começou por volta das 14h, em frente ao cinema localizado no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, um local que aparece em várias cenas do filme, que já conquistou dois prêmios no Globo de Ouro e recebeu quatro indicações ao Oscar 2026. O cortejo, que reuniu foliões e amantes do cinema, teve início às 15h, seguindo pela Rua da Aurora.
O bloco foi tomado por uma “onda amarela”, resultado do grande número de foliões vestidos com a camisa da Pitombeira dos Quatro Cantos, um patrimônio vivo de Pernambuco que também participou do desfile. A camisa se tornou um sucesso após ser usada pelo personagem Marcelo no filme, gerando até versões piratas no camelódromo do Recife.
O professor de educação física Inaldo Leite, que estava acompanhado da esposa, Silvana Aires, elogiou a temática do desfile: “O desfile está lindo, principalmente com a temática do ‘Agente Secreto’. Já vi duas vezes no cinema, é fora de série, dei nota 10. É um filme bastante detalhado, trazendo cultura, trazendo momento político, momento social, traz os elementos fortes de nossa cidade”.
Adeilton Gomes, clarinista da Pitombeira há 16 anos e diretor do Galo da Madrugada há 19 anos, expressou sua felicidade em participar do evento: “Para nós, dos Clarins de Ouro de Pernambuco, é uma honra estar participando desse evento, pela Pitombeira, que eu sou apaixonado”.
Outro destaque do desfile foi a “Perna Cabeluda”, uma figura emblemática do filme “O Agente Secreto”. A lenda urbana, que aterrorizou os bairros da Boa Vista e Santo Amaro na década de 1970, foi recriada pelas empresárias Daniele Martins e Michele Martins, que explicaram como fizeram a figura: “A gente pegou um pedaço de mão de plástico, cano de piscina, minha meia-calça de R$ 70 e cabelo de mega hair, que Michele trabalha com isso”.
O desfile do Bloco do Cinema São Luiz se consolidou como um evento que une a cultura cinematográfica ao carnaval, celebrando a arte e a história de Pernambuco.