
A jornalista alagoana Elen Oliveira está prestes a lançar seu mais novo livro, intitulado Olhos de Jabuticaba, no dia 8 de novembro, às 16h, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A obra é uma viagem nostálgica às memórias da infância da autora, vivida no sítio Barro Preto, em Paulo Jacinto, nos anos 1970.
Com ilustrações do artista plástico Ed Oliveira, irmão da autora e que nos deixou em 2025, o livro retrata uma época marcada pela falta de infraestrutura básica, como eletricidade e banheiros. Apesar dessas dificuldades, a narrativa é repleta de curiosidade, leitura e imaginação.
Entre os relatos presentes na obra, Elen compartilha memórias vívidas de celebrações de nascimentos com fogos de artifício, noites sonorizadas pelo canto dos sapos nos barreiros, além de contos de assombração e brincadeiras criativas que preenchiam o tempo.
A obra se apresenta como um mosaico socioemocional, onde os livros empilhados em uma sala de aula multisseriada e um antigo rádio na sala de estar eram as principais fontes de informação, proporcionando uma janela para universos imaginários.
O jornalista Fábio Costa, responsável pela revisão e apresentação do livro, destaca que Elen Oliveira convida o leitor a uma intensa viagem ao sítio Barro Preto, ressaltando “a beleza das pequenas histórias que moldam quem somos”.
Para a autora, Olhos de Jabuticaba representa um relicário de coisas simples e duradouras. Ela reflete sobre um tempo e lugar marcados por dificuldades e migrações, mas que são embelezados e ressignificados pelo olhar curioso e fantasioso da infância.
Sobre Elen Oliveira: Natural de Paulo Jacinto, interior de Alagoas, Elen Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1995, com especialização em processos midiáticos pela mesma instituição. Em 2021, ela organizou, em colaboração com 22 jornalistas alagoanos e o saudoso professor Luiz Sávio de Almeida, o livro “Jornalistas e a Pandemia – memória da pandemia em Alagoas”, publicado pela Eduneal.