Jovem judoca cearense de 14 anos conquista medalha de ouro em torneio internacional
16 de dezembro de 2025 / 10:44
Foto: Divulgação

A judoca cearense Ana Mikaele Moreira Alcântara, com apenas 14 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Estudantil, realizado no Paraguai. Representando o Ceará, Ana foi a única atleta da modalidade a trazer para casa o primeiro lugar na categoria de 12 a 14 anos até 36 kg.

Para se preparar para essa competição internacional, a jovem intensificou sua rotina de treinos e precisou perder dois quilos antes da viagem, que também marcou sua estreia fora do Brasil. Durante o campeonato, Ana Mikaele venceu três lutas consecutivas contra adversárias do Peru, Equador e Chile.

“Todos os dias que vou competir, eu oro e converso com Deus. As meninas eram muito fortes, mas consegui conquistar o primeiro lugar da minha categoria”, celebra a atleta.

A preparação de Ana é supervisionada pelo sensei Francisco Choles Filho, professor de educação física e faixa preta 4º grau, que leciona judô e natação no Cuca José Walter, um equipamento gerido pela prefeitura de Fortaleza. O sensei destaca que a conquista da jovem é fruto de seu talento, disciplina e do suporte oferecido pela estrutura pública.

“Ela é diferenciada, tem foco, persistência e muita vontade de evoluir. Aqui no Cuca, trabalhamos preparo físico, técnica e prática, e ela aproveita todas as oportunidades”.

Ana Mikaele faz parte da Rede Cuca desde os 10 anos, onde começou sua trajetória na natação, mas encontrou no judô a modalidade que transformou sua vida. O interesse pelo judô surgiu ao observar uma aula e seu treinador em ação.

“Eu vi o meu treinador fazendo judô e tive vontade. Desde o primeiro dia, eu me apaixonei. Meu treinador disse que eu tinha um futuro enorme pela frente”, relata Ana.

Atualmente, além do judô, a atleta também pratica jiu-jitsu, natação e crossfit. Com o título sul-americano, Ana Mikaele acumula outras conquistas, como campeã cearense, campeã da Copa Fortaleza e campeã brasileira. Agora, ela se prepara para subir de categoria e ingressar no ciclo Cadete (15 a 17 anos), onde enfrentará novos desafios nacionais, incluindo o Troféu Brasil, que está previsto para o início do próximo ano em Brasília.