Lançamento do primeiro foguete comercial brasileiro acontece nesta sexta-feira no Maranhão
19 de dezembro de 2025 / 15:28
Foto: Divulgação

O foguete sul-coreano HANBIT-Nano está programado para ser lançado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no litoral do Maranhão. Este evento marca um momento histórico, pois será a primeira vez que o Brasil lidera uma missão comercial de colocação de satélites em órbita a partir de seu território.

Esta é a segunda tentativa de lançamento do HANBIT-Nano, que havia sido adiada na quarta-feira (15) devido a uma decisão da start-up sul-coreana Innospace, responsável pela operação do foguete.

O objetivo principal da missão é colocar em órbita cinco satélites e três dispositivos que apoiarão pesquisas em mais de cinco áreas, desenvolvidas por instituições de pesquisa do Brasil e da Índia.

O lançamento do HANBIT-Nano ocorrerá em dois estágios e, se as condições climáticas permitirem, poderá ser visualizado a olho nu a partir dos céus de Alcântara (MA) e de partes do litoral de São Luís (MA).

Caso o lançamento seja bem-sucedido, isso poderá representar um significativo avanço para o Brasil no competitivo mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novas oportunidades para a indústria aeroespacial nacional.