‘O agente secreto’: Conheça os atores potiguares que estão no filme brasileiro indicado ao Oscar 2026
15 de setembro de 2025 / 19:13
Foto: Divulgação

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi selecionado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. Com estreia marcada para o dia 6 de novembro nos cinemas do país, a produção conta com a participação de três atores potiguares: Alice Carvalho, Tânia Maria e Kaiony Venâncio.

O anúncio da escolha foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na manhã desta segunda-feira (15). A cerimônia do Oscar ocorrerá em 15 de março de 2026. Contudo, a seleção do filme não garante sua indicação, pois ele ainda precisará competir com outras produções internacionais para conquistar uma das cinco vagas na lista final.

“O Agente Secreto” já foi premiado anteriormente, recebendo o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes 2025. Além disso, a obra conquistou o prêmio Art et Essai, concedido por exibidores independentes na França, e um prêmio da crítica, que não integra os prêmios oficiais do festival.

A trama do filme se passa nos anos 1970, em Recife, e narra a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna à cidade natal para reencontrar seu filho caçula, enfrentando os perigos da ditadura militar.

Entre os atores potiguares, destaca-se Tânia Maria, residente no povoado Cobra, na zona rural de Parelhas. Ela fez sua estreia no cinema aos 72 anos em “Bacurau”, também dirigido por Kleber Mendonça Filho. Desde então, Tânia já participou de cinco produções. Apesar de se considerar uma artesã que utiliza materiais recicláveis para confeccionar tapetes e conjuntos de banheiro, ela ganhou um papel significativo no novo filme, interpretando Sebastiana, uma proprietária de apartamentos que acolhe refugiados, incluindo o personagem de Wagner Moura.

Para se preparar para o papel, Tânia precisou memorizar textos distribuídos em quatro apostilas e realizar 15 viagens a Recife, onde a maior parte do filme foi filmada.

Outro ator potiguar, Kaiony Venâncio, de 45 anos, interpreta Vilmar, um estivador que se torna um assassino de aluguel. Com uma trajetória que começou no teatro aos 29 anos, Kaiony também atua como diretor, roteirista, dublador e preparador de elenco. Para o papel, ele teve que ganhar cinco quilos de massa muscular em quatro meses. O ator expressou sua alegria pela indicação do filme ao Oscar, ressaltando a importância da visibilidade para os artistas potiguares.

“A possibilidade de sermos indicados ao Oscar e ver três potiguares representando nosso estado é indescritível. Espero que o Rio Grande do Norte olhe com mais carinho para seus artistas, que muitas vezes precisam brilhar fora do estado para serem reconhecidos”, afirmou Kaiony.

Alice Carvalho, a terceira potiguar no elenco, interpreta a esposa de Marcelo (Wagner Moura). Conhecida por seus papéis em produções como Cangaço Novo e Renascer, Alice considerou o dia da indicação como especial e simbólico para o cinema nordestino. Ela destacou a importância do trabalho de Kleber Mendonça Filho e a responsabilidade de representar o Brasil no Oscar, enfatizando a necessidade de apoio contínuo até a cerimônia em março.