
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), um projeto que inclui o festival Pingo da Mei Dia no calendário turístico oficial do Brasil. A proposta agora aguarda a sanção do presidente da República.
Originalmente, o projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados pelo ex-deputado federal Paulinho Freire (União-RN). Após análise, foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, com o relatório sendo lido pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).
O Pingo da Mei Dia é realizado anualmente em junho, marcando o início do ciclo junino em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O evento atraiu aproximadamente 250 mil pessoas em 2025, oferecendo uma mistura vibrante de trios elétricos e forró tradicional. Além das apresentações musicais, o festival também conta com a venda de comidas típicas da região.
A análise da comissão foi terminativa, o que significa que não haverá necessidade de votação em plenário para a aprovação final do projeto.