Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa de Residência Portuária em Inovação do Porto do Itaqui, uma iniciativa da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Os interessados têm até o dia 12 de setembro para se inscrever através da plataforma Patronage, gerida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Este programa, que conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é pioneiro no Brasil e faz parte da linha de ação “Mais Inovação” do Governo do Maranhão. Ao todo, serão selecionados 10 bolsistas que atuarão no setor de inovação do porto a partir de janeiro de 2026.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 5.500 para graduados e R$ 3.000 para graduandos. A residência terá uma duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.
Os candidatos devem residir no Maranhão e ter disponibilidade de 30 horas semanais (graduandos) ou 40 horas (graduados). Além disso, não podem ter vínculo ativo com a Emap.
O processo de seleção será composto por quatro etapas: análise da candidatura, avaliação de mérito através de vídeo ou case escrito, dinâmica presencial e fit cultural. Para a trilha de Transformação Digital, haverá ainda uma entrevista e prova prática.
As inscrições vão de 18 de agosto a 12 de setembro, e os resultados parciais e finais serão divulgados no site da Fapema e no Diário Oficial do Estado.
A iniciativa também está alinhada a discussões sobre inovações e o uso de inteligência artificial, como evidenciado em eventos recentes promovidos pelo Porto do Itaqui.