
Os alunos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontece neste domingo, foram recebidos em Salvador por voluntários de um projeto social focado em questões emocionais. No Colégio Estadual Central da Bahia, localizado no bairro de Nazaré, os estudantes tiveram a oportunidade de pegar mensagens motivacionais na iniciativa chamada ‘Árvore da Superação’.
Esse projeto é parte das atividades da ONG Help, que se dedica a apoiar pessoas que enfrentam ansiedade e depressão. A voluntária Catarine Dias Santos Alcântara, de 25 anos, destacou a importância desse acolhimento para os estudantes que estão nervosos com o exame. “A gente percebe o quanto que as pessoas só precisam de uma palavra de motivação, de superação”, afirmou Catarine, que tem mais de três anos de experiência no projeto.
Além da ‘Árvore da Superação’, o projeto disponibilizou um espaço onde os alunos podiam conversar com os voluntários e aliviar a ansiedade em um totem inflável. Essa estrutura permitia que os estudantes expressassem suas emoções negativas, como medo e ansiedade, de maneira física, “socando” o totem antes de entrar para a prova.
Os voluntários também prestaram assistência a alunos que chegaram atrasados. Um caso notável foi o de um estudante imigrante, que se confundiu com o horário e chegou após o fechamento dos portões. Ele relatou que está no Brasil há dois anos e pensou que poderia entrar até às 13h30, quando as provas começam a ser distribuídas. Apesar do contratempo, recebeu apoio do projeto e planeja realizar a segunda parte do exame.
O Enem está sendo aplicado neste domingo e também no dia 16 de novembro em todo o Brasil, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Neste primeiro dia, os participantes enfrentarão 90 questões objetivas, que abrangem Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação. O tema da redação deste ano é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, um desafio que anualmente provoca reflexão entre os estudantes.
A segunda parte do Enem será realizada no próximo domingo (16), com mais 90 questões focadas em Matemática e Ciências da Natureza.