Projeto social promove autonomia financeira e autocuidado para mulheres no Nordeste
31 de agosto de 2025 / 14:23
Foto: Divulgação

O Instituto Move Marias tem se destacado no Ceará ao promover oficinas de empreendedorismo voltadas para mulheres, com o intuito de fomentar a emancipação e o bem-estar feminino. Localizado em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, o instituto já impactou cerca de 3 mil mulheres desde o início de suas atividades em maio de 2024, focando em um público de 20 a 60 anos, tanto para aquelas que já possuem negócios quanto para aquelas que estão em fase de elaboração de ideias.

As oficinas, que ocorrem duas vezes por semana, são divididas em dois formatos principais: as oficinas Empreender, que oferecem conteúdos sobre gestão, marketing, finanças e planejamento, e as oficinas Florescer, que abordam temas de autocuidado e autoconhecimento. Além disso, a instituição promove eventos diversificados, como corridas e aulas de yoga, todos gratuitos para as participantes.

A fundadora e presidente do instituto, Adriana Lima, destaca que muitas das mulheres atendidas têm mais de 40 anos e enfrentam situações de vulnerabilidade. “Essas mulheres, muitas vezes, estão em casa, com os filhos já crescidos, e se sentem inseguras e com a autoestima baixa. Trabalhamos a subjetividade e temas transversais para despertar nelas o autocuidado, o que as fortalece e as motiva a ter ideias de negócios e a voltar a estudar”, explica Adriana.

O Move Marias, que se tornou uma organização sem fins lucrativos em maio de 2024, conta com o apoio de voluntários e profissionais formados em psicologia e assistência social. Para o futuro, a instituição planeja expandir suas atividades para Fortaleza e oferecer oficinas mais práticas, com foco em artesanato, gastronomia e confecção de produtos.

Entre as participantes, a podóloga Francisca Helena de Sousa relata que as oficinas de empreendedorismo a ajudaram a melhorar sua comunicação com os pacientes e despertaram seu interesse por exercícios físicos. Ela participou da 1ª Corrida Move Marias, realizada em 30 de março, como um resultado positivo de sua participação nas atividades.

Outra beneficiada, a dona de casa Antônia Cleide da Cruz, encontrou novos propósitos ao se envolver com o Move Marias. Após perder seu único filho há 11 anos e passar por um período de depressão, ela encontrou acolhimento no instituto e está começando a dar os primeiros passos para empreender na venda de lingeries. “Aqui eu encontrei uma paz pra mim”, compartilha Antônia, expressando sua gratidão pela transformação em sua vida.