Queda na proporção de trabalhadores em home office: IBGE aponta 7,9%
19 de novembro de 2025 / 16:24
Foto: Divulgação

A proporção de trabalhadores que exercem suas atividades profissionais a partir de casa apresentou uma queda pelo segundo ano consecutivo, conforme dados da edição especial da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, 19. Em 2022, a taxa era de 8,4%, enquanto em 2024 esse número caiu para 7,9%.

No total, o número de pessoas que estavam em regime de home office atingiu 6,6 milhões no ano passado, um número que representa uma diminuição significativa em relação ao pico registrado em anos anteriores. Essa tendência reflete mudanças nas dinâmicas de trabalho e nas preferências dos empregadores e empregados, à medida que as empresas reavaliam suas políticas de trabalho remoto.

Além disso, a pesquisa destaca a importância de entender as implicações dessa mudança para o mercado de trabalho, especialmente em um cenário onde a flexibilidade no trabalho se torna cada vez mais relevante. A queda na proporção de trabalhadores em home office pode indicar um retorno gradual às atividades presenciais, mas também levanta questões sobre a adaptação das empresas e a satisfação dos funcionários em relação a esse novo modelo de trabalho.