
De janeiro a setembro de 2023, a Vale investiu mais de R$ 3,5 bilhões na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas localizadas no Maranhão. Esse montante representa 52% do total gasto pela mineradora em suas operações durante esse período.
A Vale possui uma presença significativa no Maranhão há 40 anos, onde mantém uma vasta infraestrutura logística, incluindo a Estrada de Ferro Carajás e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Essas operações são responsáveis pela geração de aproximadamente 22 mil empregos, entre diretos e indiretos, distribuídos em 24 cidades do estado.
“Priorizar compras com fornecedores locais é parte da estratégia de negócio da Vale, pois isso gera vantagem competitiva e contribui para o desenvolvimento do território, com a criação de novos empregos, aumento na arrecadação de impostos e maior circulação de renda. Mesmo com mais da metade das compras realizadas no Maranhão, estamos empenhados em aumentar esse percentual, já que ainda temos cerca de R$ 1,8 bilhão que podem ser adquiridos de empresas locais,” afirmou Andre Ramos, gerente de suprimentos da Vale no Maranhão.
O desenvolvimento de fornecedores na região é promovido em parceria com a FIEMA e as Associações Comerciais, abrangendo tanto São Luís quanto os municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Entre as ações implementadas estão:
Até o momento, mais de 100 categorias de demandas já foram atendidas por empresas maranhenses, incluindo serviços como:
Entretanto, algumas demandas ainda apresentam baixa participação local, como:
Para se tornar um fornecedor da Vale, é necessário acessar o site vale.com e navegar até a seção “Seja um Fornecedor” ou “Sou um Fornecedor”. Nessa área, estão disponíveis todas as informações sobre cadastro, requisitos e oportunidades. A empresa também oferece atendimento presencial na FIEMA uma vez por semana e disponibiliza canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas, que podem ser encontrados em seu site.